Paris (França), 28/1/2003 (Agência Brasil - ABr) - O minstro das Relações Exteriores, Celso Amorim, fez há pouco um rápido balanço dos encontros que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva manteve dirante o dia de hoje com o primeiro-ministro da França, Jean Pierre Raffarin, e com o presidente francês Jacques Chirac. Segundo o embaixador, foram encontros muito positivos para o Brasil, que poderão incrementar o intercâmbio político, cultural e econômico entre os dois paises.
Durante o encontro com Jacques Chirac, o embaixador afirmou que o presidente Lula ressaltou a impostância da integração brasileira com a União Européia como uma das principais formas de auxílio ao país nas negociações relativas à Alca.
O presidente Chirac, após ser questionado por Lula, também mencionou o apoio da França para que o Brasil se torne membro permanente do Conselho de Segurança da ONU. Outro convite feito ao Brasil pelo presidente francês foi a participação brasileira em uma nova parceria de negociações comerciais com a África, que irá reunir as maiores economias mundiais. O presidente brasileiro também fez uma exposição sobre a crise na Venezuela e a atual situação econômica na América Latina.