Cristovam destaca erradicação do analfabetismo de adultos

28/01/2003 - 10h20

Brasília, 28/1/2003 (Agência Brasil - ABr) - O ministro da Educação, Cristovam Buarque, destacou há pouco, durante palestra no Colégio Inei, na Asa Sul, sobre "Educação para o Terceiro Milênio", que três grandes projetos terão prioridade no governo Lula: a erradicação do analfabetismo de adultos, que considerou uma questão de justiça social; a construção de uma escola satisfatória; e a construção de uma nova universidade.

"Precisamos transformar o Brasil em uma única grande escola. Nós somos os construtores da inteligência do futuro e, portanto, não podemos deixar que 20 milhões de brasileiros continuem analfabetos e torturados", defendeu.

O ministro observou que é preciso dar ênfase à Literatura e à Matemática no conteúdo escolar, assim como à promoção dos valores éticos. E listou outras prioridades nesse conteúdo: o gosto pela estética; a contemporaneadade; a solidariedade; o patriotismo; as questões lúdica, efetiva e afetiva; além do saber holístico, emotivo, aventureiro e ágil; da promoção da sociedade e da cidadania.