Porto Alegre, 27/1/2003 (Agência Brasil - ABr) - A população, em geral, é excluída da tomada de decisões, segundo o lingüista Noam Chomsky, ao comentar sobre o risco de guerra entre Estados Unidos e Iraque, durante coletiva de imprensa realizada no Fórum Social Mundial. Ele acredita que a oposição a guerra é enorme em todo o mundo e que deveria continuar deste modo, "pois quanto maior a oposição, melhor para barrar os interesses de poucos que desejam o conflito".
Chomsky aproveitou a ocasião para alfinetar a relação entre Estados Unidos e a Inglaterra. "Dizem que Tony Blair é o poodle de George W. Bush, mas eu acho que, na verdade, ele é o cão de guarda", ironizou. Chomsky considera ainda que os movimentos sociais são muito importantes para o mundo. E declarou que, na sua opinião, o MST (Movimento dos Sem Terra) é uma das principais organizações de sucesso existentes.
O Fórum Social Mundial está tendo uma visibilidade cada vez maior, segundo o estudioso. Ele explicou que ano passado, pouco foi divulgado sobre o conteúdo do evento, enquanto no Fórum Econômico de Davos os organizadores estavam otimistas e satisfeitos. Este ano a situação já é diferente, segundo ele. "Em Davos você vê uma atmosfera pesada, onde cresce o desespero. Enquanto isso em Porto Alegre há uma clima de exuberância, alegria e esperança", disse.