Rio, 27/1/2003 (Agência Brasil - ABR) - Missão empresarial das Câmaras de Comércio de Milão e de Florença, da Itália, foi recebida hoje pelo diretor-superintendente do Sebrae/RJ, Paulo Maurício Castelo Branco, para discutir as ações promovidas em parceria com o Sistema Sebrae para o Desenvolvimento do Pólo de Moda Íntima de Nova Friburgo, localizado na região Centro-Norte Fluminense. O projeto é realizado pela Promos, a divisão especial da Câmara de Comércio de Milão voltada para a promoção de atividades internacionais com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID.
No Brasil, são apoiados quatro pólos, sendo dois no Nordeste, um no Sul e um no Sudeste, que é o Pólo de Lingerie de Friburgo. O grupo italiano irá, em seguida, a Salvador, onde se encontrará com o governador Paulo Souto. Na sexta-feira (31), a delegação tem audiência com o ministro do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, em Brasília, e será recebida pelo presidente do Sebrae nacional, Silvano Gianni.
A expectativa é de que o encontro com o ministro Furlan resulte na expansão do apoio da Promos e do BID aos pólos industriais brasileiros. A missão retorna no fim de semana a São Paulo, onde chegou no último dia 25, para contatos com empresas e entidades italianas sediadas no Brasil. Considerada a capital econômica da Itália, Milão tem seu desenvolvimento econômico baseado nas pequenas e médias empresas que representam mais de 94% do total de 318 mil companhias registradas na Câmara de Comércio de Milão.