Brasília, 27/1/2003 (Agência Brasil - ABr) - Representantes da suinocultura reivindicaram, hoje, ao ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, que o governo brasileiro tente renegociar, urgentemente, a venda de carne suína ao governo russo.
O ministro garantiu que, na próxima quarta-feira, vai à Embaixada da Rússia no Brasil para discutir a possibilidade de enviar técnicos brasileiros àquele país para retomar o comércio. "Não podemos deixar de vender a carne suína para a Rússia, que é um dos principais compradores de nossa carne", disse o ministro. No ano passado, o Brasil exportou 475 mil toneladas de carne de porco. Desse total, o governo russo comprou 377 mil toneladas.
No dia 23 de dezembro, o governo russo suspendeu a compra de carne suína do Brasil devido à confirmação da doença ujeszky nos porcos de Santa Catarina. Para controlar a doença no estado, segundo o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Suínos, José Adão Brão, cerca de 83 mil porcos já foram abatidos.
De acordo com Abrão, o setor também solicitou que o ministro tome medidas para controlar a crise de milho no país, mantendo, constantemente, um estoque do produto. "A falta de milho está afetando toda a cadeia produtiva animal", acrescentou o presidente da associação.
Em relação à falta de milho, Roberto Rodrigues disse que a situação está relativamente controlada, devido às boas expectativas da próxima safrinha. Mas acrescentou que a situação merece a cooperação e a união de todos os produtores. "A situação já esteve pior. Estamos fazendo o máximo para controlá-la", reiterou o ministro.