Brasília, 27/1/2003 (Agência Brasil - ABr) - Os 513 novos deputados tomam posse para mandato parlamentar de quatro anos no próximo sábado, em sessão solene às 15h no plenário da Câmara dos Deputados. Na ocasião, após serem empossados os novos deputados farão o juramento constitucional. No dia 2, eles voltam a se reunir no plenário da Câmara, às 15h, para elegerem a mesa diretora da Câmara para mandato de dois anos. Tanto a sessão de posse como a da eleição da mesa será presidida pelo deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB/RN), por ser o parlamentar com maior número de mandatos (sete mandatos).
Também no sábado (01) tomam posse 54 novos senadores eleitos para um mandato de oito anos, no último dia 6 de outubro. A sessão de posse dos senadores será às 11h no plenário do Senado. A eleição da mesa do Senado deverá ocorrer na tarde do próprio dia primeiro. Tanto a sessão de posse como a da eleição da mesa será presidida pelo senador Antero Paes de Barros (PSDB/MT). Os outros senadores (27) que completam a bancada do Senado não serão empossados já que eles ainda têm mais quatro anos de mandato parlamentar.
Empossados os novos parlamentares (deputados e senadores) e eleitas as respectivas mesas diretoras da Câmara e do Senado, os parlamentares entram em recesso e só retornam ao Congresso no dia 17 de fevereiro quando será realizada sessão conjunta do Congresso Nacional destinada à abertura dos trabalhos legislativos de 2003.