Brasília, 27/1/2003 (Agência Brasil - ABr) - Os bancos só serão obrigados a aceitar os cheques preenchidos com a data de janeiro de 2002 até a próxima sexta-feira, dia 31 de janeiro. A medida foi divulgada hoje pela Federação Brasileira das Associações de Bancos (Febraban), por meio do comunicado nº 174/2002. A exemplo de anos anteriores, depois de verificar que não se trata de cheque prescrito, o banco deve efetuar o pagamento do cheque com a data incorreta.
O comunicado da Febraban é uma orientação importante para o lojista, pois o dispensa da necessidade de procurar o cliente para a troca do cheque, mas os comerciantes têm de redobrar a atenção a outros detalhes, além da data, no momento de receber um cheque, para evitar a devolução por erro no preenchimento do valor e da data, inadimplência ou mesmo sustação. No mercado há várias empresas que oferecem serviços de verificação eletrônica de cheques, que garantem, no ato do recebimento do documento, conhecer em poucos segundos se não foi sustado, roubado ou extraviado e se a conta não foi encerrada.
Os equipamentos utilizados para a consulta efetuam ainda o preenchimento do cheque, o que evita a devolução por prescrição de data ou diferença entre o valor em algarismos e por extenso.
Contar com a "proteção" dos serviços de consulta de cheques tornou-se indispensável para o varejo, já que, embora a utilização do cheque tenha diminuído ano a ano, o meio de pagamento continua a ser utilizado em grande escala.
IDM