Apoio alemão ao Brasil deixa Palocci otimista

27/01/2003 - 15h35

Berlim, 27/1/2002 (Agência Brasil - ABr) - O ministro da Fazenda, Antonio Palocci, disse hoje, após reunir-se com o ministro das Finanças da Alemanha, Hans Eichel, que o Brasil terá uma "colaboração muito grande" do governo alemão para que o país consiga melhorar e equilibrar sua economia. "Foi uma reunião muito importante do ponto de vista da criação de um ambiente de maior confiança. Os temas que tratamos são de interesse comum e vão ter certamente uma evolução muito positiva", afirmou Palocci após o encontro, realizado no Ministério.

De acordo com Palocci, a Alemanha apresenta hoje uma "postura muito otimista" em relação ao Brasil, posição que na sua avaliação favorecerá o aprofundamento dos esforços de integração de ambos os lados. "Foi uma reunião muito produtiva, porque nós tratamos de todos os temas que relacionam a economia brasileira e a área de finanças com a economia alemã. Já há uma grande integração entre os dois ministérios e nós queremos aprofundar essa integração", completou o ministro.

Durante o encontro, que reuniu funcionários graduados do Ministério das Finanças, foram avaliadas as participações do Brasil e da Alemanha em diversos fóruns que contribuem para criar um clima mais favorável ao fortalecimento das economias, sobretudo dos países em desenvolvimento. Ele citou especificamente o G-20, grupo integrado pelos países em desenvolvimento, entre eles o Brasil, o qual tem contribuído para tornar mais favoráveis as condições de negociação das demandas dos países que enfrentam dificuldades para equacionar seus problemas econômicos.