Brasília, 27/1/2003 (Agência Brasil - ABr) - A Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi) anunciou hoje o resultado do Concurso Tim Lopes para Projetos de Investigação Jornalística, nas categorias Jornal, Rádio, Revistas e TV. O prêmio será uma Bolsa de Incentivo à Investigação no valor entre R$ 9.500 e R$ 14.500, para ser usada na realização da reportagem. Cinco projetos de investigação jornalística sobre abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes receberão apoio técnico e financeiro para que sejam realizados.
Pela qualidade dos projetos inscritos na categoria Jornal, o júri decidiu premiar duas inscrições, deixando de contemplar a categoria Mídia Alternativa. A decisão teve como base o artigo
18 do regulamento, que previa a possibilidade de concessão de mais de um prêmio para a mesma categoria, desde que outra não o recebesse. A Bolsa de Incentivo à Investigação será entregue ao jornalista responsável em sua redação.
As reportagens devem ser publicadas até 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. No mesmo mês, a Andi lança o livro "O Grito dos Inocentes", sobre o tema. Na ocasião do lançamento, os jornalistas responsáveis pelos projetos vencedores serão convidados a participar, em São Paulo, de um debate sobre o processo de apuração e produção de suas reportagens.
Conheça os vencedores: Jornal - Maria Clarice Dias, Juliana Cézar Nunes e Marina Oliveira,
do jornal Correio Braziliense - Brasília/DF e Ricardo Mendes, Suzana Varjão e Rosana Zucolo, do jornal A Tarde - Salvador/BA.
Rádio - Nelcira Nascimento e Ângela Bastos, da Rádio Gaúcha - Porto Alegre/RS.
Revistas - Mônica Beatriz Figueiredo e Gabriella Sant´Anna, da.Revista MTV - São Paulo/SP.
TV - Walace Lara e Ana Quezado, da TV Verdes Mares - Fortaleza/CE.
Foram premiadas as propostas que contribuem para a revelação e contextualização de aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais relevantes para o melhor entendimento das questões que envolvem esse tipo de crime.
Compuseram o júri do Concurso a diretora-executiva do Instituto WCF - Brasil, Ana Drummond; a Oficial de Comunicação do Unicef, Rachel Melo; a presidente da Federação Nacional dos Jornalistas, Beth Costa; o gerente de Comunicação do Instituto Ethos, Leno Silva; o Gerente de Comunicação do Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (Gife), Judiciano Cavalcante; o
correspondente da Inter Press Service, Mário Osava e a socióloga Marlene Vaz.
O objetivo do concurso é fazer com que jornalistas, meios de comunicação e organizações da sociedade civil se unam na mobilização da opinião pública para a importância de combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. O Concurso Tim Lopes para Projetos de Investigação Jornalística é uma realização da Agência de Notícias dos Direitos da
Infância (Andi) e do Instituto WCF - Brasil, com o apoio da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).