Recife, 13/1/2003 (Agência Brasil - ABr) - O ministro da Saúde, Humberto Costa, manifestou interesse nos projetos da Secretaria de Saúde de Mato Grosso do Sul, durante reunião com o Secretário Guilherme Robalinho, hoje, na sede da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), no Recife. O principal tema da conversa foi a construção da fábrica de hemoderivados (produtos derivados do sangue) que deverá ser construída no Estado. Pernambuco é o Estado pioneiro na hemoterapia brasileira.
O ministro Humberto Costa mostrou-se favorável à construção da planta de hemoderivados, afirmando que espera anunciar na próxima semana o prazo de execução da obra, que considera essencial para o País. Atualmente 100% dos hemoderivados utilizados são importados, o que representa uma despesa de US$ 170 milhões por mês. Com a fábrica em funcionamento, serão atendidas 40% das necessidades do País.
Também chamou a atenção do ministro, a proposta de expansão do Laboratório Farmacêutico de Pernambuco (Lafepe), com a implantação da terceira fábrica de injetáveis de grande e pequeno volumes, cremes e pomadas.