Brasília, 13/1/2003 (Agência Brasil - ABr) - O primeiro leilão de café de 2003 será promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) a partir das 10h desta quarta-feira. Por intermédio do sistema eletrônico do Banco do Brasil serão ofertadas 20 mil sacas dos estoques governamentais. Desse total, 16.600 estão armazenadas no Paraná e 3.400 em São Paulo. Serão cinco lotes - quatro da safra 87/88 e um da safra 88/89.
Os próximos leilões serão realizados nas seguintes datas: 12 de fevereiro, 12 de março, 16 de abril, 14 de maio, 11 de junho, 16 de julho, 13 de agosto, 17 de setembro, 16 de outubro, 12 de novembro e 10 de dezembro.
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), encarregada da guarda dos estoques de café por conta do Plano de Retenção, divulgou hoje um balanço do programa em 2002. O volume total administrado pela empresa foi de 2,9 milhões de sacas - 2,1 milhões foram devolvidas aos exportadores. No ano passado, a Conab reformou vários armazéns do antigo Instituto Brasileiro do Café (IBC), envolvidos com a retenção. Além disso, o balanço da Companhia mostra que em 2002 houve o reensaque de 498 mil sacas, depositadas em seis diferentes armazéns no Estado do Paraná.