São Paulo, 13/1/2003 (Agência Brasil - ABr) - O encontro de empresários com os ministros do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, e da Cultura, Gilberto Gil, ocorrido na manhã de hoje, teve o objetivo de definir a representação do Brasil durante o Fórum Econômico Mundial que acontecerá entre os dias 23 e 28 de janeiro, em Davos, na Suiça. Além disso, os ministros e os empresários também discutiram a promoção da marca Brasil tanto nas exportações quanto na cultura. A informação foi divulgada pelo ministro Gilberto Gil, nessa capital.
De acordo com Gil, a delegação brasileira em Davos vai discutir temas que devem gerar interesse dos participantes do Fórum, como o programa Fome Zero, a inflação, a dívida pública e as perspectivas do governo Lula, além do posicionamento do Brasil em relação à América Latina em questões como a crise na Venezuela, possível guerra entre os Estados Unidos e Iraque e seus reflexos na questão do petróleo.
De acordo com o ministro da Cultura, o fato de Lula participar do Fórum Mundial Social, em Porto Alegre, e do Fórum Econômico Mundial, em Davos, indica uma postura de diálogo. "Lula deve enviar uma mensagem do Fórum Social para o Fórum Econômico", disse ele. O ministro destacou que o Fórum Econômico, assim como o BIRD e o BID, estão cada vez mais incluindo o social em suas ações.