Rio, 13/1/2003 (Agência Brasil - ABr) - A prefeitura de Petrópolis, em convênio com a organização não-governamental Viva Rio, realizou hoje o lançamento oficial do projeto Telecurso Comunidade. O objetivo dessa iniciativa é atender jovens carentes acima de 15 anos que não completaram o ensino fundamental e prevenir a violência. Mil e duzentas moças e rapazes serão beneficiados.
Vinte e uma telesalas também foram inauguradas. Elas funcionarão nas escolas municipais onde não existe ensino regular noturno. O curso terá duração de um ano e oferecerá diploma reconhecido pelo Ministério da Educação.Também serão ministradas aulas de informática, direitos humanos, primeiros socorros e prevenção de tragédias.
De acordo com o coordenador do Movimento Viva Rio, Rubem Cesar Fernandes, um terço dos jovens entre 16 e 24 anos não completou o ensino fundamental. No estado do Rio, 700 mil jovens nesta faixa de idade deixaram a escola. O coordenador disse que "trezentos mil desses jovens estão na cidade do Rio de Janeiro.
Rubem Cesar Fernandes informou que, até agora, mais de 50 mil pessoas já foram beneficiadas pelo Telecurso Comunidade. Participam do projeto Telecurso Comunidade a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o SENAI-DN, o Ministério do Trabalho/PLANFOR e a Fundação Roberto Marinho.