EUA estão prontos para conversar com Coréia do Norte, diz enviado

13/01/2003 - 10h37

Brasília, 13/1/2003 (Agência Brasil - ABr/CNN) - Os Estados Unidos estão prontos para conversar com a Coréia do Norte e dispostos a discutir possíveis formas de resolver a crise de energia do país, uma vez que este abandone o desenvolvimento de armas nucleares. A afirmação foi feita hoje pelo enviado norte-americano à região, o secretário de Estado assistente James Kelly. As informações são da CNN.

Falando em Seul, capital da Coréia do Sul, Kelly disse que "poderá haver oportunidades de ajuda dos Estados Unidos, de investidores privados e de outros países para a Coréia do Norte na área de energia" quando a questão das armas nucleares for resolvida. "Nós estamos dispostos a conversar", afirmou.

A declaração, que parece ser uma modesta oferta para reduzir as atuais tensões, foi feita após Kelly manter um encontro com o presidente eleito da Coréia do Sul, Roh Moo-hyun. O enviado norte-americano está na Coréia do Sul para dois dias de discussões visando a coordenar os esforços para resolver a crise sobre o programa nuclear norte-coreano.

Essa é a primeira visita de Kelly à região desde outubro de 2002, quando afirmou que autoridades norte-coreanas teriam admitido possuir um programa secreto para a produção de urânio enriquecido, o que possibilitaria a produção de armas nucleares. A Coréia do Norte nega ter feito essa admissão e acusa Washington de distorcer seus comentários sobre o que afirma ser um programa nuclear para fins pacíficos.

A missão de Kelly acontece após Bill Richardson, ex-embaixador dos EUA nas Nações Unidas durante a gestão do presidente Bill Clinton e atual governador do estado norte-americano do Novo México, ter mantido conversações com representantes da Coréia do Norte, com a aprovação do Governo Bush.