Ouvidoria da Previdência fecha 2002 com mais de 123 mil atendimentos

11/01/2003 - 6h33

Brasília, 11/1/2003 (Agência Brasil - ABr) - Os segurados do INSS não precisam de ajuda de terceiros para fazer pedidos ou reclamações. A Ouvidoria da Previdência é o canal direto do segurado com a instituição, até mesmo para fazer denúncias. No ano de 2002, por exemplo, a Ouvidoria atendeu mais de 123,4 mil casos e resolveu 93,5 mil deles (75,8%).

Reclamações sobre demora em processos de revisão, atraso no pagamento, suspensão indevida de benefícios podem ser feitas à Ouvidoria. Além dessas reclamações, o segurado pode fazer denúncias de empresas que descontam a contribuição do trabalhador e não a repassam à Previdência e todo tipo de fraude que o cidadão tiver conhecimento, sem precisar se identificar.

Das 123,4 mil solicitações feitas à Ouvidoria, 87,4 mil casos foram reclamações sobre concessão de benefícios, sendo que 65,6 mil (75%) desses problemas foram resolvidos. O atendimento nas agências foi tema de reclamação de 8,1 mil pessoas e o serviço resolveu cinco mil casos (62%). O número de denúncias cresceu neste ano: um total de 6,3 mil, enquanto que no ano de 2001 foram computados 3,1 mil. Isso demonstra que o segurado deposita maior confiança nos serviços da Ouvidoria.

"A Ouvidoria trabalha há mais de quatro anos pela melhoria da qualidade de atendimento e dos serviços prestados aos usuários da Previdência Social. Sendo porta-voz da sociedade, busca, em conjunto com as agências da instituição, encontrar a solução mais adequada aos casos concretos apresentados pelo público. A Ouvidoria vem demonstrando ser um excelente instrumento para os nossos gestores, pois com os nossos estudos e relatórios é possível ao administrador planejar melhor suas ações futuras", disse a ouvidora Neiva Renck.

SERVIÇO – A Ouvidoria atende pelo PREVFone (0800 78 01 91), de segunda a sábado, das 7h às 19h; pelo site da Previdência (www.previdenciasocial.gov.br); e pelo fax: (61) 225-6874/225-6903. Quem quiser mandar carta, pode escrever para a Ouvidoria Geral, Ministério da Previdência Social, Caixa Postal 09714 – CEP 70001-970, Brasília/DF, ou enviar e-mail para cartas-df@df.previdenciasocial.gov.br .