Brasília, 8/12/2002 (Agência Brasil - ABr) - O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC) realiza, a partir de amanhã, o seminário "Em busca da eficácia e da eqüidade em Educação". O objetivo é debater, com representantes de secretarias estaduais e municipais de Educação e especialistas do setor, os resultados das provas de Matemática e Língua Portuguesa do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) divulgados na última quinta-feira (5).
Com a presença da secretária-executiva do Ministério da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro, o seminário será realizado no auditório do Rio Othon Palace, no Rio de Janeiro, até o dia 11. Os professores poderão assistir, em seus próprios estados, duas palestras que abordam os resultados da avaliação e os fatores associados ao desempenho dos alunos, via teleconferências que serão transmitidas amanhã, das 14h às 18h.
De acordo com Iza Locatelli, diretora do Saeb, "os resultados da avaliação não só dão mais transparência às informações coletadas, como, também, apóiam os diretores de escola e professores em suas práticas pedagógicas, criando-se um espaço de diálogo e reflexão que contribua para a melhoria da qualidade do ensino".
Pesquisadores da área educacional vão apresentar três estudos realizados a partir dos resultados do Saeb: Construindo uma escola eficaz, do professor da UFMG, Francisco Soares, O efeito das políticas de não repetência, dos pesquisadores Kaizô Beltrão (IBGE) e Cristiano Fernandes (PUC-Rio), e Eficácia e eqüidade na Educação brasileira, dos professores da PUC-Rio, Creso Franco e Alícia Bonamino.
Todas as 5.561 secretarias municipais de Educação do País e as 27 secretarias estaduais irão receber relatórios pedagógicos do Saeb que analisam o desempenho em Língua Portuguesa e Matemática. Os relatórios também serão enviados às escolas e aos professores que participaram da amostra da avaliação, assim como a todos os estabelecimentos de ensino de médio e grande porte do País. O material também será entregue a faculdades, institutos de Educação e cursos de formação de professores. O objetivo é que este material possa ser utilizado pedagogicamente, pelos gestores e pelos docentes nas salas de aula, como instrumento para a melhoria do ensino.