Festa de Nossa Senhora da Conceição atrai milhares de fiéis em Recife

08/12/2002 - 10h09

Brasília, 8/12/2002 (Agência Brasil - ABr) - Os festejos dedicados à Imaculada Conceição, que começaram no último domingo (01), atraem milhares de devotos em Pernambuco e demais estados do Nordeste, que sobem o Morro de Conceição, no bairro de Casa Amarela, Zona Norte da cidade, para testemunhar sua fé, orando e fazendo pedidos ao pés da imagem da Virgem de 3,5 metros de altura e quase 3 toneladas, ou para agradecer as "graças alcançadas" vestindo azul e branco, as cores da Santa; levando flores, velas e ex-votos.

A festa, uma tradição de 98 anos, será encerrada amanhã porque o movimento é muito grande. O entorno do Morro da Conceição e as ruas circunvizinhas ficam interditadas até amanhã.

Uma unidade especial do Corpo de Bombeiros está de plantão com um grupo de atendimento médico e pré-hospitalar, além de uma viatura-bomba-tanque com capacidade para 12 mil litros de água como prevenção contra possíveis incêndios, por conta do número de velas acesas.

Hoje, desde as 5 horas. estão sendo celebradas missas de 2 em 2 horas até às 16 horas, quando será realizada a procissão, que pela primeira vez na história dos festejos religiosos sairá do Sítio da Trindade, Estrada do Arraial, um pedaço da era colonial brasileira, palco de batalhas libertárias contra os holandeses. Atualmente o Sítio da Trindade funciona como um Centro Cultural e de lazer popular.

A celebração eucarística receberá a coordenação do Arcebispo de Olinda e Recife, Dom José Cardoso Sobrinho.