Brasília, 8/12/2002 (Agência Brasil - ABr) - Os dois últimos encontros de Comércio Exterior (Encomex) deste ano serão realizados em Salvador, no dia 12, e em Juazeiro do Norte (Ceará), no dia 18. Os Encomex, organizados pela Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, têm o objetivo de estimular as exportações das pequenas e médias empresas.
De acordo com o secretário-adjunto de Comércio Exterior, Ivan Ramalho, os encontros são importantes também para incluir empresas do interior do País no esforço de exportação e aumentar as exportações em Estados que ainda têm pequena participação na pauta brasileira. Atualmente, comenta Ramalho, as exportações apresentam uma concentração em determinadas regiões e em quantidade muito pequena de empresas.
Os dados da Secretaria de Comércio Exterior mostram que a Região Sudeste concentra 53% das exportações brasileiras. Na própria região também há disparidades. O Estado de São Paulo, sozinho, responde por 33% das vendas externas do País, enquanto a participação de Minas Gerais é de 10%, do Rio de Janeiro, 6%, e do Espírito Santo, 4%.
A Região Nordeste exporta apenas 7,4% do total vendido pelo Brasil ao mercado externo. A Bahia é o principal exportador nordestino, responsável por 3,8% das exportações brasileiras, seguido pelo Maranhão, com 1,1%. O Ceará ocupa a terceira posição e responde por 0,88% das exportações.
Durante os Encomex, os principais órgãos e entidades de promoção das exportações reúnem-se com os empresários para repassar informações sobre financiamento, oportunidades de negócios e mecanismos de apoio aos exportadores. São montados balcões de atendimento para atender às demandas dos empresários interessados em vender ao mercado externo.
As inscrições para o Encomex de Salvador podem ser feitas no endereço www.abordo.com.brkbaencomex e também pelo fax (71) 341-8055. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (71) 340-9445 e 08007020612.