Brasília, 8/12/2002 (Agência Brasil - ABr) - Um acordo para estabilizar os preços de alguns produtos de supermercados durante 30 dias deverá ser assinado esta semana entre a Associação Mineira de Supermercados e o Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais. De acordo com informações de Maria do Céu, presidente do Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais, em experiência anterior, primeiro os preços se estabilizaram e depois baixaram.
Em entrevista ao Programa A Vez do Consumidor, da Rádio Nacional AM, Maria do Céu contou que na semana passada houve um ato público com coleta de assinaturas de "repúdio ao aumento abusivo do preço de gás de cozinha". Segundo a presidente, esse documento será encaminhado ao diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Sebastião do Rego Barros.
Para combater a alta dos preços, em especial nesse período de final de ano, a dica para as donas de casa é comprar produtos similares àqueles que costumam usar. Também é indicado evitar o consumo de produtos fora de época e realizar as pesquisas de preços. Ou seja, é preciso mudar os hábitos, explicou Maria do Céu. Ela lembrou que "a concorrência regula o mercado" e por isso o consumidor tem um papel fundamental.
Outro ponto importante, diz, é não estocar. "Quando se compra além do mês, além do que se gasta normalmente, você está fazendo a jogada do especulador", alertou. Ela também advertiu a respeito da compra para estocar que, muitas vezes, além de desnecessária, é causadora do desperdício, que causará um rombo no orçamento.
Entre as áreas de atuação do movimento estão assistência jurídica, orientação e atendimento ao público e educação para o consumo. O movimento atua em 22 municípios mineiros.
.