Brasília, 8/12/2002 (Agência Brasil - ABr) - A Caixa Econômica Federal e a Caixa Capitalização iniciam amanhã em toda a sua rede de agências, a ação 'Natal Solidário - Capitalize seu Amor', destinada a arrecadar recursos na venda de produtos de capitalização para doar ao Movimento das APAEs - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais. De amanhã até o dia 13 deste mês, parte da arrecadação dos produtos ATENASCAP, CAIXACAP e CASACAP (parte que cabe às duas empresas parceiras da campanha), será revertida para atividades que buscam a melhoria das condições de vida dos portadores de deficiência, assegurando os seus direitos e desenvolvimento enquanto cidadãos. Quem comprar um título de capitalização na Caixa estará ajudando o movimento das APAEs. O valor arrecadado será entregue à FENAPAEs (Federação Nacional das APAEs) no dia 23 de dezembro.
A APAE foi escolhida como beneficiária dessa campanha de solidariedade por ter reconhecimento da sociedade quanto aos serviços prestados. Além disso, é uma entidade com representação em 1.719 municípios em todos os estados brasileiros. "Estamos muito contentes de poder colaborar com o trabalho da APAEs. A Caixa é uma empresa que se destaca pelo seu papel social e deve estar à frente de trabalhos como esse para servir de exemplo a outras empresas", diz o vice-presidente de Segmento e Distribuição da Caixa, Luiz Francisco Monteiro de Barros.
As APAEs de todo o Brasil atendem hoje aproximadamente 230 mil pessoas portadoras de deficiência mental e também os familiares, contando com a participação de 37 mil profissionais das áreas de educação especial, habilitação e reabilitação, saúde e formação profissional. "Acreditamos que a parceria comunidade/governo/empresa formam o triângulo de solidariedade da inclusão social, cuja realização passa pela saúde e educação", diz o presidente da Federação Nacional das APAEs, Luiz Alberto Silva.
Por meio dos produtos de capitalização, as pessoas podem acumular recursos por um determinado tempo, com depósitos mensais (CAIXACAP e CASACAP) ou depósito único (como no caso do ATENASCAP), e com direito de participação em sorteios de prêmios em dinheiro. O valor investido é corrigido pela TR e pode ser resgatada a qualquer tempo de acordo com as condições contratuais do produto.
A Caixa vendeu, até novembro passado, mais de 1,1 milhão de títulos, no valor total de R$ 152 milhões.