Alunos da Univali são treinados para participar do programa Universidade Solidária

08/12/2002 - 13h44

Florianópolis, 08/12/2002 - Duas equipes da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Santa Catarina, estão sendo treinadas para participar do Programa Universidade Solidária (UniSol). Os 20 alunos, dos cursos de Biologia, Direito, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Geografia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Pedagogia e Psicologia e os dois professores-coordenadores vão passar três semanas nos municípios de Laranjeiras, em Sergipe, e Belém de São Francisco, em Pernambuco. A viagem está marcada para o dia 21 de janeiro, e segundo o coordenador do UniSol, Pedro Floriano dos Santos, o objetivo é transformar a realidade desses locais, que apresentam índice muito baixo de desenvolvimento humano, além de problemas como analfabetismo e trabalho infantil.

As necessidades de cada comunidade já foram levantadas numa visita anterior, feita pelos coordenadores do Programa, para a elaboração de projetos voltados à organização social e geração de renda. Essa semana, os estudantes da Univali estão recebendo treinamento sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, gravidez na adolescência e saúde pessoal. Além de transmitir essas informações aos moradores de Laranjeiras e Belém de São Francisco, eles também vão capacitar agentes multiplicadores locais, para que continuem o trabalho de orientação quando as equipes retornarem, em fevereiro. Os alunos também estão sendo preparados para a realização de projetos específicos de cada curso.

A Univali participa do Programa Universidade Solidária desde 1996. "É fantástico. O que a gente leva, a gente deixa nas cidades. Eles ficam aguardando a nossa chegada e sugam o que podem da gente, e as ações vão se multiplicando, num efeito cascata muito grande. A gente não faz para eles, a gente faz com eles ", destacou o coordenador.

------------------------------------

ABR

11693-9

Avicultura/Embrapa

Florianópolis ( 08/12 ) - A Embrapa Suínos e Aves, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com sede em Concórdia ( SC ), desenvolve de amanhã até sexta-feira ( dias 9 a 13 ), no Distrito Federal, um trabalho de assessoria que visa avaliar o desempenho produtivo avícola daquela região. A coordenação está a cargo do pesquisador Gilberto Schmidt, da área de melhoramento genético da Embrapa, que fará uma palestra aos associados do Sindicato dos Produtores Rurais do Distrito Federal (SRDF) sobre o "Modelo de avaliação de desempenho produtivo na integração", e também visitará propriedades avícolas. No dia 13, será apresentado o diagnóstico do setor e os mecanismos de melhoria que poderão ser utilizados. Os interessados podem obter maiores informações por e-mail: srdf@terra.com.br ou ( 61 ) 242 9600.

- Andréa Quintiere -