Sistema de Avaliação da Educação Básica mostra resultados estáveis

05/12/2002 - 16h13

Brasília, 5/12/2002 (Agência Brasil - ABr) - O ministro da Educação, Paulo Renato Souza, disse hoje que os resultados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) permaneceram estáveis em relação a 1999. "A avaliação mostra que o ensino avançou porque os resultados estáveis do desempenho dos alunos são conseqüência de uma série de fatores como a melhoria da escola e ao mesmo tempo a incorporação de um contingente muito maior de alunos", afirmou o ministro.

Em relação a 1999, o resultado do Saeb mostra que o rendimento dos estudantes da oitava série e do terceiro ano do ensino médio apresenta tendência de estabilidade, sem mudança significativa nas médias, considerando o intervalo de confiança dos resultados. Na quarta série do ensino fundamental há uma variação negativa de cinco pontos, em matemática, e de seis em Língua Portuguesa.

Foram aplicadas provas de Matemática e Língua Portuguesa em uma amostra de 288 mil alunos de sete mil escolas públicas e privadas de todo país. Os estudantes que participaram cursam a 4ª e a 8ª do ensino fundamental e a 3ª série do ensino médio.

Realizada de 22 a 26 de outubro de 2001, esta é a sexta edição do Saeb que tem objetivo de avaliar o desempenho dos sistemas de ensino nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Além da prova, todos os alunos, os 21,8 mil professores e os 6,8 mil diretores responderam a um questionário socioeconômico e cultural.

O ministro ressaltou que, pela primeira vez, as secretarias de educação e os professores receberão um relatório detalhado com o desempenho dos alunos. Com isso, os professores poderão trabalhar as questões que os estudantes apresentaram mais dificuldade.