Países integrantes da Estação Espacial Internacional se reúnem amanhã em Tóquio

05/12/2002 - 18h01

Brasília 5/12/2002 (Agência Brasil – ABr) – A Rússia apresentará um plano alternativo para a Estação Espacial Internacional (EEI), amanhã (6), em Tóquio. Na reunião, os 16 países que participam do projeto da EEI vão decidir o futuro do laboratório espacial, que poderá ser encerrado devido à aguda crise econômica das empresas construtoras russas e os recentes acidentes com seus foguetes.

Segundo notícias divulgadas pela imprensa norte-americana, a NASA já teria aprovado um projeto de encerramento da EEI, alegando que a Rússia não pode construir os foguetes de carga e as naves tripuladas necessárias para o funcionamento da plataforma orbital.

De acordo com a Agência Espacial Européia (ESA), três astronautas foram selecionados para voar até o complexo em 2003 para preparar o encerramento. Dentre os astronautas selecionados estão um sueco, um holandês e um espanhol.

O espanhol Pedro Duque será o primeiro a conhecer a plataforma orbital, em missão de dez dias, no final de abril, a bordo de uma nave russa Soyuz. O sueco Christer Fuglesang e o holandês André Kuipers vão integrar a tripulação da missão norte-americana STS-116, em julho, e a missão de uma Soyuz, em outubro. Tanto Duque como Kuipers levarão uma série de experiências científicas preparadas por investigadores europeus em resposta à oferta de participação da ESA no projeto internacional. (com informações da agência Lusa)