Brasília, 5/12/2002 (Agência Brasil - ABr) - Os ministérios da Justiça e das Relações Exteriores realizarão, entre os dias 4 e 20 de dezembro, o credenciamento da imprensa para a posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, no próximo dia 1º de janeiro. Cerca de 3,5 mil jornalistas devem participar da cobertura da cerimônia que deverá ser a maior da história do País. A coordenação da festa da posse de Lula estima que cerca de 150 mil pessoas compareçam à Esplanada dos Ministérios.
A Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Justiça alerta que o credenciamento será o documento oficial para a cobertura jornalística de todas as solenidades, internas e externas, sendo obrigatório o seu porte em qualquer circunstância.
De acordo com a assessoria, cerca de 500 credenciais serão destinadas somente ao "pool" formado pelas emissoras de televisão para a transmissão, ao vivo, de todas as solenidades que começarão, às 15 horas, com a posse do presidente eleito no Congresso Nacional. Devido ao grande número de profissionais e veículos de comunicação interessados na cobertura dos eventos, o acesso de jornalistas às dependências do Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Palácio do Itamaraty será limitado.
O credenciamento será expedido, exclusivamente, pela Polícia Federal. Para os jornalistas brasileiros, os documentos necessários deverão ser enviados à Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Justiça. Para os estrangeiros, a documentação deverá ser encaminhada à Secretaria de Imprensa do Itamaraty. Todas as instruções estão disponíveis no site www.mj.gov.br/ACS/posse/credenciamento.htm
Para o credenciamento, são necessárias duas fotos 3x4 e cópia da carteira de identidade e do registro profissional. O site do Ministério da Justiça fornece o modelo do formulário a ser preenchido. Toda a documentação deverá ser encaminhada aos chefes das assessorias de comunicação, juntamente com uma correspondência, assinada pelo diretor do órgão de imprensa, contendo a relação dos profissionais e suas funções.
Os documentos devem ser enviados ao Ministério da Justiça (Esplanada dos Ministérios – Bloco T – Palácio da Justiça – edifício sede – sala 412 Brasília/DF CEP 70.064-900 / Tel : (61) 429.3135 e 429.3315) e ao Ministério das Relações Exteriores (Esplanada dos Ministérios – Bloco H – Palácio do Itamaraty – térreo CEP 70.170-900 Brasília/DF Brasil / Tel: (61) 411.6160), no caso de imprensa brasileira e estrangeira, respectivamente.
As credenciais estarão à disposição dos interessados entre os dias 17 e 23 de dezembro, sendo necessária a apresentação de documento de identidade do profissional, no caso individual, ou de carta de autorização da empresa, nos casos de mais de uma credencial por veículo.
IDM