Brasília, 4/12/2002 (Agência Brasil - ABr) - São Paulo está em Brasília, retratada nos quadros da artista plástica Nilda Luz. O movimento do trânsito intenso, as luzes da badalação noturna e o cinza característico do horizonte paulistano estão revelados nos 36 quadros que a artista trouxe para a mostra "São Paulo no Planalto", aberta ao público no Complexo Cultural Ministério da Cultura. "Estou trazendo a cidade de São Paulo que eu reconheço e que passou pelo filtro do meu olhar", conta a artista.
As palavras de Nilda Luz refletem a essência da exposição: os quadros mostram as diferentes faces da capital paulista, misturando realismo com emoção. É por isso que a própria artista define suas obras como "figurativas e emocionais", estilo que fica nítido no quadro "Avenida Paulista à noite". Na obra, Nilda mistura pinceladas rápidas com cores fortes, retratando o dinamismo dos carros sem que os veículos possam ser identificados por suas formas, mas apenas por seu movimento.
A história paulistana também é recontada pela pintora na mostra, que já esteve em São Paulo com o título "Olhar São Paulo". Entre prédios e monumentos históricos, Nilda Luz mostra como a cidade cresceu e como prédios que, antes, eram os mais altos do centro paulistano se tornaram apenas pequenas construções diante dos novos edifícios que surgiram na cidade cercada de concreto. Esse é o caso do quadro "SP História: Viaduto Santa Efigênia", que traz o prédio Martinelli à direita, ao lado de edifícios que surgiram posteriormente. Na época em que foi construído, na década de 1930, o prédio era considerado "uma construção tão alta que admirava a todos", como a própria artista explica.
As cores, o movimento e a história não são os únicos pontos trabalhados por Nilda em suas obras. A exposição, que depois de Brasília, retorna a São Paulo para a comemoração do aniversário da cidade, traz também a reunião de vários quadros encaixados, formando uma nova figura que dá outro significado ao que foi retratado com tinta e pincel. A obra "São Paulo Cultura: Mapa", por exemplo, é uma junção de oito quadros que formam o mapa da cidade de São Paulo. Sozinhas, as telas mostram, cada uma, um monumento diferente na cidade. Reunidas, elas revelam uma rede de pontos culturais na capital paulista.
Das 36 obras, apenas duas não estão à venda. Isso porque o conjunto de quadros "São Paulo Cultura: Mapa" foi adquirido pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e a obra "Brasil Turístico: Mapa" faz parte do acervo CNTur. Esse último trabalho também é uma combinação de telas, mas, dessa vez, enquadrando São Paulo como parte do território brasileiro.
A exposição, organizada pelo Ministério da Cultura e pela Confederação Nacional do Turismo (CNTur), fica em Brasília de 5 a 13 de dezembro. Entretanto, um dos projetos de Nilda Luz é transformar a mostra em um trabalho itinerante, visitando também Belém (PA), Recife (PE), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR) e Belo Horizonte (MG) .