Chineses se interessam por programas na área da Ciência do Mar e Antártica

05/12/2002 - 18h12

Brasília, 5/12/2002 (Agência Brasil - ABr) - O Secretário de Política e Programas em Ciência e Tecnologia, Luiz Gylvan Meira Filho e a Chefe da Assessoria de Cooperação Internacional do Ministério da Ciência e Tecnologia, ministra Leonilda Correa, receberam hoje uma missão chinesa, coordernada pelo Diretor-Geral da Administração estatal do Mar da China, Wang Shuhuang, que veio discutir possíveis acordos na área de ciências do mar e Antártica.

Segundo o secretário Gylvan Meira Filho, esta foi a primeira conversa de uma potencial cooperação entre os dois países nestas áreas. Este primeiro contato serviu para que os representantes do Brasil e China pudessem apresentar a estrutura e trabalhos desenvolvidos nestes setores.

Gylvan lembrou que Brasil e China já tem acordos de cooperação em outras áreas. "A cooperação mais conhecida é na área espacial, que já rendeu a construção de um satélite de sensoriamento remoto (CBERS 1), sendo que outro deverá ser lançado ano que vem (CBERS 2); e ainda a construção de mais dois satélites (CBERS 3 e 4)".

O secretário afirmou ainda que os integrantes da missão chinesa mostraram claro interesse em ter acordos de assistência mútua. Também se interessaram em conhecer projetos em outras áreas como o da piscicultura. Ele disse que o próximo passo deve ser a vinda de outra missão chinesa para conhecer mais de perto os programas pelos quais eles mostraram interesse.