Caixa começa a vender imóveis ocupados por agências

05/12/2002 - 11h26

Brasília, 5/12/2002 (Agência Brasil - ABr) - A Caixa Econômica Federal começou a vender hoje mais 368 imóveis ocupados por suas agências, no valor aproximado de R$ 420 milhões, com garantia de locação pela própria Instituição. A oferta de imóveis termina amanhã. Neste ano, a Caixa já realizou três concorrências públicas nos moldes da de hoje, que resultaram na venda de mais de 216 imóveis, no valor total de cerca de R$ 200 milhões. A abertura das propostas será no Braston Hotel São Paulo - Rua Martins Fontes, 330 - Consolação - SP - Fone: (0xx11)3756-2400.

Esta concorrência tem uma sistemática diferenciada de apresentação de propostas: os imóveis foram distribuídos em oito grupos e o investidor que apresentar proposta para imóvel de um grupo e não sair vencedor, pode concorrer novamente, com proposta para item de outro grupo, no prórpio dia e local da abertura das ofertas. As novas regras constam do Edital 004/2002 CEL/MZ, que está disponível no site www.caixa.gov.br. 

A venda dos imóveis atende a necessidade de alinhamento estratégico da empresa com os princípios básicos do Acordo de Basiléia e as Resoluções 2.099 e 2669, de 17/08/94 e 28/02/96, respectivamente, que definem índices máximos de imobilização sobre o patrimônio líquido das instituições financeiras.

O retorno médio nas três últimas concorrências ficou entre os mais altos neste tipo de investimento, de 1,1% . Este tem sido considerado um dos melhores investimentos no momento, por aliar rentabilidade, que proporciona uma renda mensal,  à segurança do investimento em imóvel.

O contrato de locação é por um prazo de dez anos, renováveis por igual período, sendo que a Caixa garante o pagamento do aluguel nos primeiros 5 anos, mesmo que venha a desocupar o imóvel antes deste prazo. O valor do aluguel é definido com base em avaliação de mercado, realizada pela engenharia da Caixa , e será corrigido anualmente pelo IGPM (FGV), prevendo-se negociação entre as partes a cada 3 anos.

Os imóveis podem ser adquiridos à vista ou a prazo. Para pagamento à vista a Caixa concede 5% de desconto sobre o valor ofertado. Na compra a prazo a entrada mínima é de 20% e o saldo remanescente pode ser parcelado em até 120 meses, com correção pelo IGPM (FGV) mais juros de 14% ao ano.