Brasília, 5/12/2002 (Agência Brasil - ABr) - O Banco do Nordeste promove, a partir de hoje, a exposição Mostra do Artesanato Nordestino em 14 aeroportos do país.
Na montagem da exposição, o Banco conta com a parceria da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e dos governos estaduais.
O objetivo é divulgar peças de artesanato produzidas no Nordeste, bem como promover a cultura da região em áreas de grande fluxo de consumidores potenciais.
A exposição adota dois modelos: estadual e regional. A Exposição Estadual contempla exclusivamente peças do artesanato local, e está sendo instalada nos aeroportos das nove capitais do Nordeste e em Vitória (ES).
Por sua vez, a Exposição Regional – exibida nos aeroportos do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Brasília – abrange uma coleção com peças de todos os estados do Nordeste, além de Minas Gerais, Espírito Santo e do estado anfitrião.
CREDIARTESÃO
O Banco do Nordeste é a única instituição financeira nacional a ter um programa específico de apoio ao artesanato local, que contempla desde o processo de capacitação até o financiamento propriamente dito, passando ainda pelo suporte à promoção e comercialização.
Esse programa é o CrediArtesão – Programa de Desenvolvimento do Artesanato do Nordeste, que até o momento aplicou R$ 17,9 milhões em 5,8 mil operações contratadas, que contribuíram para gerar 9,9 mil empregos diretos.
De acordo com a Infraero, nos 67 aeroportos sob sua administração transitam mensalmente 5,98 milhões de pessoas, sendo 741,9 mil nas capitais do Nordeste; 244,5 mil em Belo Horizonte; 35,1 mil em Vitória; 507,1 mil em Brasília; 2,5 milhões em São Paulo; 629,5 mil no Rio de Janeiro; e 1,3 milhão nos demais aeroportos.