Anatel enviará delegações para reuniões de comissão interamericana na Argentina

05/12/2002 - 18h37

Brasília, 5/12/2002 (Agência Brasil - ABr) - O Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou, em sua 235ª reunião, o envio de delegações para representar a Agência na 12ª Reunião do Comitê Executivo Permanente da Comissão Interamericana de Telecomunicações (COM/Citel) de 9 a 12 deste mês e na Reunião do Grupo de Trabalho para a Preparação da Citel para as Conferências Regionais e Mundiais de Radiocomunicações, do Comitê Consultivo Permanente da Citel (CCP-II - Radio), entre 9 e 11 de dezembro. Ambos os eventos serão realizados em Buenos Aires, capital da Argentina.

A reunião tratará, entre outros assuntos, da aprovação das atividades realizadas pela Citel este ano, aprovação do Plano Operacional para 2003 e organização do "Grupo de Trabalho preparatório para abordar os preparativos regionais para conferências e reuniões mundiais". Nessa reunião será tratado, também, o tema Agenda de Conectividade. A delegação da Anatel será composta pelos seguintes membros: Hélio de Lima Leal, chefe da Assessoria Internacional (AIN); e, José Gonçalves Neto, gerente geral de Planejamento e Contratação de Obrigações e coordenador da Comissão Brasileira de Comunicação Temporária para a Cúpula Mundial da Sociedade da Informação (CBC T/CMSI).

Paralelamente à reunião será realizada a Reunião do Grupo de Trabalho para a Preparação da Citel para as Conferências Regionais e Mundiais de Radiocomunicações. Para compor essa delegação, foram destacados: João Carlos Fagundes Albernaz, chefe da Assessoria Técnica e coordenador da CBC Temporária para a preparação da CMR-03; Francisco Carlos Giacomini
Soares, gerente geral de Certificação e Engenharia do Espectro; e, Luciana Gomide Santana de Camargos, da Assessoria Técnica.

O COM/Citel é um órgão diretivo da Citel, presidido pela Argentina e composto por representantes de dez países membros da Comissão, os quais são: Brasil, Canadá, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, México, Estados Unidos, Uruguai e Venezuela.

Entre as principais funções estão o cumprimento das decisões da Assembléia da Citel, levando em consideração as recomendações da Assembléia Geral da Comissão e dos Conselhos; representar a Citel, por meio de seu presidente ou de algum outro membro, em reuniões ou conferências mundiais, regionais ou nacionais, voltadas ao setor de telecomunicações; a criação de comissões técnicas e grupos de trabalho que considere necessários, determinando seu programa de trabalho; no âmbito da Citel, programar e coordenar as atividades interamericanas relacionadas às telecomunicações; apresentação na Assembléia Geral da Citel de um informe anual sobre as atividades da Comissão.

IDM