Brasília, 04/11/2002 (Agência Brasil - ABr) - O ministro da Justiça, Paulo de Tarso Ribeiro, determinou hoje o afastamento de três agentes do Departamento da Polícia Federal (DPF) por suspeita de envolvimento na fuga do traficante libanês Fouad Mustafa Majed. Ele estava sob custódia do DPF, em Brasília, desde o dia 14 de fevereiro, a pedido do governo dos Estados Unidos.
Segundo nota do Departamento de Estrangeiros, do Ministério da Justiça, Majed foi internado, na sexta-feira (29), para uma cirurgia no Hospital da Unimed, de onde fugiu no último domingo. Ele é procurado pelo estado do Alabama (EUA), onde cumpria pena de 10 anos por tráfico de drogas, e sua extradição já havia sido solicitada pelas autoridades americanas.
De acordo com a Assessoria de Imprensa do Ministério, Paulo de Tarso tomou conhecimento do caso ontem, por meio do diretor geral da PF, Armando Possa. Os agentes Antônio Ayres Lima Júnior, Anezerino Martins Batista Júnior, e o chefe do Núcleo de Planejamento da Superintendência da PF do Distrito Federal, Antenor Silva Neves, responderão a processo administrativo disciplinar. A Polícia Federal já abriu inquérito policial para investigar o caso e está atuando para a recaptura do libanês.