Brasília, 4/12/2002 (Agência Brasil - ABr/CNN) - Manchas de óleo do navio naufragado Prestige, que já poluíram 179 praias da Espanha, podem chegar a Portugal. O casco da embarcação rachou em meio ao mau tempo perto da costa da Espanha, no dia 13 de novembro, deixando escapar óleo. As informações são da CNN.
Seis dias após ser rebocado para alto-mar, o navio se partiu em dois e afundou. A embarcação está a 3,5 quilômetros de profundidade e a 240 quilômetros da costa da Galícia, no noroeste da Espanha. Estimadas 17.000 toneladas de óleo já vazaram para o mar.
O submarino francês Nautile, conhecido por ter encontrado o navio Titanic, se preparava para fazer sua primeira inspeção detalhada do Prestige hoje após investigações iniciais realizadas na véspera. Até agora não há sinais de que os restos do navio ainda estejam liberando óleo.
O secretário de Estado da Defesa de Portugal, Henrique Freitas, declarou em entrevista coletiva que várias pequenas manchas estavam a 26 quilômetros do litoral do país. Na cidade pesqueira de Caminha, perto da fronteira com a Espanha, preparativos foram realizados para combater as manchas, incluindo o envio de caixotes com material absorvente.
O diretor técnico do Instituto Hidrográfico da Marinha portuguesa, comandante Augusto Ezequiel, pediu calma à população e convocou voluntários para trabalhar junto às autoridades na contenção da mancha. Entretanto, o governo espanhol publicou um comunicado nos jornais afirmando que já tinha voluntários demais – mais de 3.000 – e os orientou a se inscrever em listas de espera, para possível convocação na próxima semana.
Os pescadores da Galícia e a imprensa espanhola vêm criticando a lentidão da resposta das autoridades ao desastre ecológico. O ministro da Economia, Rodrigo Rato, declarou à televisão estatal que as críticas são perfeitamente legítimas e compreensíveis, mas acrescentou que as autoridades estão respondendo de forma eficiente.