Inspetores da ONU realizam buscas em instalações no Iraque

04/12/2002 - 16h05

Brasília, 4/12/2002 (Agência Brasil - ABr) - Uma equipe de inspetores da Organização das Nações Unidas (ONU) realizou hoje buscas em instalações localizadas a cerca de duas horas de Bagdad (Iraque), onde eram produzidas no passado armas químicas e biológicas, de acordo com a ONU. Os especialistas chegaram à antiga fábrica de Al-Muthanna e procuraram por provas de desenvolvimento ou estocagem de armas de destruição em massa por pelo menos três horas. As informações são da CNN.

O mesmo local já tinha sido vistoriado em meados da década passada, após ser bombardeado durante a Guerra do Golfo, em 1991. Esse complexo é suspeito de ter sido o principal centro de pesquisa, desenvolvimento e produção do gás mostarda e agentes de antraz e botulismo.

Os inspetores das Nações Unidas, que retornam ao Iraque pela primeira vez desde dezembro de 1998, estão trabalhando sob o mandato de uma resolução mais rígida, aprovada esse mês pelo Conselho de Segurança. A resolução menciona que o país sofrerá "sérias conseqüências" caso não abandone possíveis esforços para desenvolver ou adquirir arsenais químicos, biológicos ou nucleares.

Em Washington, o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, vem ameaçando liderar um ataque militar ao Iraque se o país se recusar a abandonar seus supostos esforços para obter armas de destruição em massa, as quais Saddan Hussein nega possuir. O governo norte-americano criticou também as inspeções, dizendo que não há um número suficiente de especialistas da ONU no Iraque e que as buscas são pouco variadas.