Especialistas discutem lei para impedir tráfico humano

04/12/2002 - 15h50

Recife, 4/12/2002 (Agência Brasil - ABr) - Especialistas do Brasil, Espanha, Estados Unidos e Inglaterra iniciaram hoje na Faculdade Maurício de Nassau, nesta capital, intercâmbio de experiências para a elaboração de uma lei que coiba o tráfico de seres humanos e dê assistência às vítimas da violência.

A iniciativa antecede o I Seminário Internacional sobre o tema, programado para ser aberto nesta sexta-feira (06), pelo Secretário Nacional dos Direitos Humanos, Paulo Sérgio Pinheiro. O encontro, promovido pela Secretaria Nacional de Justiça, tem apoio das Nações Unidas e do governo do Estado, por meio da secretaria de Defesa Social.

De acordo com a coordenadora do programa global de prevenção e combate ao tráfico de seres humanos, Anália Ribeiro, Pernambuco ocupa o segundo lugar no país em contrabando humano e turismo sexual. Ela disse que rapazes, moças e travestis são levados para o exterior com promessa de trabalho e são comercializados a preços altos no mercado internacional, ficando confinados em regime de escravidão.

Participam também do evento, que prossegue até sábado (07), representantes do Ministério Público, Poder Judiciário, embaixadas e sociedade civil.