Brasília, 4/12/2002 (Agência Brasil - ABr) - A XXIII Reunião do Conselho do Mercado Comum da América do Sul começa nesta quinta-feira, em Brasília. A sessão de abertura do evento será às 10h, na sala de conferências do Itamaraty. Às 13h, os ministros dos países do Mercosul - Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai - mais Bolívia, Chile, Venezuela, Suriname, Peru, Guiana, Colômbia e Equador se reunirão nos jardins do palácio para a foto oficial.
Confirmaram presença os ministros argentinos das Relações Exteriores, Eduardo Duhalde, e da Economia, Roberto Lavagna; os ministros paraguaios das Relações Exteriores, José Antonio Moreno Rufinelli, e da Fazenda, Alcides Jimenez; o ministro uruguaio das Relações Exteriores, Didier Opertti; os ministros bolivianos das Relações Exteriores, Carlos Saavedra, e da Fazenda, Javier Comboni; os ministros chilenos das Relações Exteriores, Soledad Alvear, e da Fazenda, Nicolás Eyzaguirre Guzmán; o ministro venezuelano das Relações Exteriores, Arévalo Menendez Romero; os ministros surinameses das Relações Exteriores, Maria Levens, e do Comércio e Indústria, Michael Jong Tjien Fa; o vice-presidente peruano, Raúl Diez-Canseco; os ministros do Comércio Exterior da Guiana, Clement Rohee, e da Colômbia, Jorge Humberto Botero, o representante equatoriano Roberto Betancourt, e o secretário-geral da Associação Latino-Americana para o Desenvolvimeno e Integração, Juan Francisco Rojas Penso.
O ministro das Relações Exteriores, Celso Lafer, oferecerá aos colegas sul americanos um almoço na sala Rio de Janeiro, do Palácio Itamaraty. Às 15h, eles retornam aos trabalhos na sala de conferências. Às 20h, os participantes do encontro serão recebidos no Palácio da Alvorada, pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, que oferecerá um jantar aos colegas da Argentina, Eduardo Duhalde; da Bolívia, Gonzalo Sánchez de Lozada; do Chile, Ricardo Lagos; do Paraguai, Luis Angel González Macchi; do Uruguai, Jorge Batlle e da Venezuela, Hugo Chávez.
Na sexta-feira (6), pela manhã, às 9h, os presidentes participantes do evento se reunirão no Itamaraty, onde posarão para a foto oficial. Às 10h, serão iniciados os trabalhos do encontro que serão transmitidos por meio de um telão para o Centro de Imprensa do Itamaraty. Às 12h40, os presidentes participantes concederão entrevista coletiva à imprensa no auditório do palácio. No encerramento do encontro, um almoço será oferecido, às 13h45, por Fernando Henrique, aos participantes. Essa última atividade da reunião também será transmitido para telão instalado no Centro de Imprensa.