Rio, 1/12/2002 (Agência Brasil - ABr) - A XVI Assembléia Geral da Alamyz (Associação Latino-Americana de Metrôs e Subterrâneos, será aberta, hoje, às 20h, no Rio Othon Palace Hotel. Pela primeira vez realizada no Brasil, o encontro vai discutir as mais modernas tecnologias em transportes metroviárias. Estarão reunidos, até a próxima quarta-feira, representantes de metrôs da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, México, Peru, Porto Rico, Venezuela, Portugal e Espanha.
São esperados 150 delegados e, além de presidentes de metrôs e ferrovias da América Latina e da Península Ibérica, participarão representantes de associações internacionais como a União Internacional de Transportes Públicos(UITP), agentes financeiros como o BIRD, BID e Japan Bank e fabricantes de equipamentos e de empresas construtoras.
O programa será aberto hoje com uma recepção oferecida pela Riotrilhos às delegações estrangeiras. A abertura oficial do evento será amanhã (2), às 9h30, com a presença da governadora Benedita da Silva, À tarde, os representantes dos metrôs de Valência, Cidade do México, Santiago, Bilbao e Barcelona farão palestras. Na terça-feira, Jorge Rebelo, do Banco Mundial falará, às 9h, sobre "Viabilidade de financiamento de projetos de trens metropolitanos", seguida de mesa-redonda com os fornecedores de trens de metrô sobre "Novas tecnologias em equipamentos para rodantes. A manhã de quarta-feira será dedicada a visitas técnicas à Linha do Metrô do Rio e às obras da Estação Siqueira Campos, em Copacabana.