Rio, 1/12/2002 (Agência Brasil - ABr) - Quase 400 mil pessoas estão contaminadas com o vírus HIV/AIDS no Brasil, das quais muitas delas desconhecem o mal. A informação é da oficial de Programas de Educação e Saúde da Unesco, Cristina Raposo. Segundo ela, dados do Ministério da Saúde mostram que existem 222 mil casos notificados de HIV/AIDS, mas a estimativa é de que 600 mil pessoas em todo o território nacional sejam portadoras da doença.
Raposo alerta para o fato de que somente 1% da população faz o teste para saber se é soropositivo. "É importante que as pessoas que tenham comportamento de risco (ter relações sexuais sem preservativo e ser usuário de droga injetável) procurem os centros de teste para fazer o exame".
Cristina Raposo informou ainda que desde a Assembléia Geral das Nações Unidas sobre HIV, ocorrida em 2001, a Aids tornou-se prioridade para a Unesco, que em todo o mundo vem desenvolvendo trabalho de educação e prevenção, priorizando os jovens, mulheres e a população em situação de pobreza. Segundo o relatório do Programa das Nações Unidas sobre o HIV/AIDS, 42 milhões de pessoas possuem a doença em todo o planeta.
No Brasil, o organismo tem parceria com mais de 600 Organizações não Governamentais (ONGs). "Elas dão assistência às pessoas vulneráveis à contaminação e aquelas que convivem com o HIV/AIDS", diz a oficial
Cristina acrescentou que todos os trabalhos seguem diretrizes do Programa Nacional de HIV/AIDS do Ministério da Saúde. O objetivo é fortalecer a gestão do trabalho e a parceria com as organizações da sociedade civil.
Até à noite, haverá distribuição de preservativos e panfletos, em pontos estratégicos da cidade, para lembrar o Dia Mundial de Luta contra a Aids.