Conselho administrativo do entorno de Brasília realiza última reunião nesta segunda-feira

01/12/2002 - 16h02

Brasília, 1/12/2002 (Agência Brasil - ABr) - O Conselho Administrativo da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Coaride) realiza nesta segunda feira a última reunião ordinária deste ano. Marcada para as 9h, no auditório da Administração Regional da Ceilândia (DF), o encontro vai servir para um balanço das atividades da Ride entre 2000 e 2002. Será apresentado também relatório com resultados do Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE) da Ride e o Calendário de reuniões para 2003.

O gerente da Ride, Antônio Guerra, fez um balanço positivo dos dois últimos anos. "Foi um período de estudos e conhecimento da realidade social, econômica e política da Ride com a formação de um debate mais amplo sobre as políticas públicas da Região e para a definição de linhas de ação", diz. "Agora, daqui pra frente, é procurar implementar essas ações", completou.

Nos últimos dois anos, os participantes da Ride priorizaram ações nas áreas de transportes, comércio, telefonia e educação. Outra missão foi a fortalecimento da instituição na região, que já serve de referência em outros estados e regiões do país. O relatório destaca 13 ações que contribuíram para melhorar a qualidade de vida dos habitantes dos 22 municípios de Goiás, Minas Gerais além do DF.

Nos transportes, uma conquista foi a viabilização do acordo de cooperação técnica entre os Ministérios da Integração e do Transporte para promover a isonomia de preços e a unificação das operações de transportes no âmbito da região. A Ride negociou, recentemente, a pavimentação de 42 quilômetros da BR 030/MG 400, que liga Buritis (MG) a Brasília.

No comércio, a Ride buscou adoção da Plataforma de Comercialização de Luziânia e do Pólo de Economia Popular nos municípios de Valparaíso, Santo Antonio do Descoberto, Cidade Ocidental, Novo Gama. Ainda viabilizou convênio com o governo do distrito federal para a ampliação do Centro de Tecnologia da Granja do Torto. A Ride negocia, ainda, com a Agência Nacional de Telefonia (Anatel) a cobrança de tarifas locais para ligações entre Luziânia e Brasília, proposta da Câmara Municipal da cidade.

Na educação, a Ride instalou quatro Quiosques do Cidadão. Os conjuntos de computadores para alfabetização digital funcionam em Valparaíso, Abadiânia, Pirenópolis e Buritis. As cidades da Ride receberam cursos de capacitação para agentes municipais e, no início do mês, kits de livros e vídeos educativos para as bibliotecas públicas.

IDM