Atividades em todo o mundo marcam o Dia Mundial de Luta contra a Aids

01/12/2002 - 14h12

Rio, 1/12/2002 (Agência Brasil - ABr) - Hoje é o Dia Mundial de Luta contra a Aids. A data, criada em 1987, pela Assembléia Mundial de Saúde (AMS), com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), foi adotada, no Brasil, a partir de 1988, por uma portaria assinada pelo Ministério da Saúde. O objetivo é reforçar a tolerância, solidariedade, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo vírus HIV. Em 1991, o laço vermelho passou a ser o símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra a doença.

O projeto do laço foi lançado pela Visual Aids, grupo de profissionais de arte de Nova York, que queria homenagear amigos e colegas mortos ou infectados pelo vírus, entre outras coisas.
O tema escolhido pelas Nações Unidas este ano para comemorar o dia de luta contra a enfermidade foi "Preconceito e Discriminação".

No Brasil, o filme para TV sobre o tema, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, passa a ser veiculado em horário nobre a partir de hoje. A campanha terá duração de uma semana.
Também serão distribuídos cartazes sobre o assunto em todo o país.
No Rio, a prefeitura vai lembrar a data, promovendo um seminário para discutir a Aids, nesta segunda-feira.

O evento será destinado a profissionais das Secretarias municipal e estadual de Saúde, a integrantes de Organizações não Governamentais (ONGS), e a líderes comunitários que fazem trabalho educativo de prevenção à doença.