Brasília, 30/11/2002 (Agência Brasil - ABr) - O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) estão lançando a cartilha É a Vez das Mulheres. A publicação faz parte do Programa de Ações Afirmativas do Ministério, cujo objetivo é promover a igualdade de oportunidades entre mulheres e homens, tanto na instituição quanto no campo.
A cartilha aborda as formas de acesso das trabalhadoras rurais ao crédito, capacitação e assistência técnica diferenciadas. O manual se destina às trabalhadoras rurais, às lideranças locais e aos técnicos e técnicas envolvidos com a agricultura familiar.
É a Vez das Mulheres fornece informações e esclarecimentos sobre a dinâmica do Pronaf/Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), como também sobre a questão das cotas destinadas às mulheres em cargos de decisão e chefia do MDA e do Incra.
Põe em relevo, ainda, o papel das mulheres na agroecologia e na agricultura familiar, além de divulgar as ações relacionadas à conquista da destinação preferencial de, no mínimo, 30% do total de financiamentos da safra da agricultura familiar 2001/2002 para mulheres que apresentem projetos viáveis.
O manual é uma fonte de informações e um instrumento de trabalho que pode servir como material para oficinas e cursos de capacitação, programas de rádio ou seminários para direções de sindicato e associações, gerentes de bancos e profissionais de assistência técnica.