Deputada diz que é possível alfabetizar em três meses

30/11/2002 - 8h09

Brasília, 30/11/2002 (Agência Brasil - ABr) - Os brasileiros adultos que não tiveram a oportunidade de estudar, poderão agora, se quiserem, concluir a educação básica em apenas três meses. É o que prevê o projeto a ser apresentado na 3ª Conferência Nacional de Educação, Cultura e Desporto, evento que se realiza a partir de segunda-feira (2), em Brasília.

A informação é da coordenadora da Conferência, deputada Esther Grossi (PT/RS), que explicou, em entrevista ao programa NBr entrevista, da TV Nacional Brasil (TV a cabo Radiobrás), que é possível sim alfabetizar em três meses. Segundo ela, esse é um plano para zerar o analfabetismo no País - que tem cerca de 50 milhões de adultos que não sabem ler nem escrever - nos quatro anos de mandato do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva. Para isso, de acordo com a parlamentar, é necessário desenvolver novos métodos de educação e os professores tem que ser melhor preparados.

Esther Grossi acredita que o encontro será um grande sucesso. Lembra, ainda, que consta da programação diversas atividades interessantes. A principal delas é a montagem de um júri para o julgamento da Pedagogia, da Mídia e a Política Econômica. Para Grossi "as três são culpadas, são co-responsáveis pelas falhas na educação e a falta de aprendizado que nós brasileiros enfrentamos".

Durante a Conferência, também será discutido o caso de um menino argentino que, aos três anos, teve toda a metade direita do cérebro retirada. Atualmente, com 12 anos, ele passa por acompanhamento de médicos e cientistas e consegue fornecer respostas para questões diversas melhor que outras crianças que têm o cérebro completo.

Ainda como parte da programação da Conferência, os participantes vão visitar vários locais no Distrito Federal promovendo "oficinas de letramento". Será realizado, também, o Festival de Letramento. Trata-se de um evento em que 150 alunos de sete estados, alfabetizados nesses últimos três meses, produzirão um texto para mostrar o que aprenderam.

Segundo Ester Grossi, se inscreveram para a Conferência cerca de três mil pessoas. A atriz Lucélia Santos, a dançarina e coreógrafa, Débora Colker, e o artista plástico, Siron Franco, também participarão do encontro. "Essas pessoas desenvolverão um grande trabalho. Tenho certeza de que a conferência será um grande sucesso", afirmou.