Campo Grande já está comemorando o Dia Mundial de Luta contra a Aids

30/11/2002 - 8h29

Campo Grande, 30/11/2002 (Agência Brasil - ABr) - A Coordenação Municipal do Programa de Combate às Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids desenvolveu hoje, nesta capital, mais uma atividade relacionada ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, quando integrantes da organização não governamental Centro de Protagonismo Juvenil colocaram uma fita vermelha no Obelisco, símbolo das campanhas de prevenção à doença em todo o mundo. A intenção do ato é sensibilizar a população para a necessidade de fazer sexo seguro.

O Centro de Protagonismo Juvenil existe há dois anos e atua em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Além de atuar em eventos pontuais, como o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, a ONG também desenvolve projetos educativos dirigidos a profissionais do sexo e a entidades comunitárias. "Fazemos um trabalho efetivo, mostrando para as pessoas que a Aids existe e que o objetivo não é evitar o sexo e sim fazer sexo com segurança, demonstrando amor ao corpo e ao próximo", frisou Edson Almeida, integrante da ONG e coordenador do projeto Livre Expressão Sexual.

Junto com as atividades, a Secretaria de Saúde está lançando o InforAids, primeiro boletim sobre os casos de Aids existentes no município de Campo Grande. Pelo InforAids, Campo Grande possui atualmente 1.484 doentes de Aids, dos quais 67 foram registrados em 2002. Destes, 1.060 são homens e 424 são mulheres. A faixa etária com maior incidência está entre 13 e 49 anos, num total de 1.327 pessoas.