Previdência faz reunião sobre estabilidade

03/03/2002 - 9h50

Brasília, 3 (Agência Brasil - ABr) - Será realizado em Manaus, entre os dias 12 e 15 próximos, curso de "Formadores em Previdência Social para os Comitês Regionais do Programa de Estabilidade Social". Reunirá 80 servidores que trabalham no Acre, Amazonas, Amapá, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Roraima, Mato Grosso, Rondônia, Tocantins e Distrito Federal.

Pesquisas realizadas pelo governo indicam que 60% dos trabalhadores brasileiros não estão filiados ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e, portanto, não contam com a proteção dos benefícios oferecidos pela Previdência Social nos casos de doença, acidente ou na velhice.

Mesmo entre aqueles que já contribuem para a Previdência, foi constatado que a maioria desconhece seus direitos e os objetivos do INSS. Para modificar esse cenário a Previdência criou, em fevereiro de 2000 , o Programa de Estabilidade Social, que tem a missão de aumentar a divulgação de informações sobre o sistema previdenciário, além de incentivar a filiação de trabalhadores à Previdência.

Os trabalhos do Programa de Estabilidade Social são executados de forma descentralizada. Entretanto, o Comitê Nacional organizou reuniões regionais para qualificar os servidores do INSS que se encontram à frente do projeto. No ano passado, foram realizadas reuniões em Camboriú (SC), para o pessoal lotado nos estados da região Sul; em João Pessoa (estados do Nordeste); e Belo Horizonte (para a região Sudeste, exceto São Paulo).