Brasília, 1º (Agência Brasil – ABr) – Depois de investir em mercados como os dos países nórdicos, da África do Sul, Panamá e da República da Guiana, o Brasil agora aposta no mercado do Sudeste asiático. A partir de amanhã (2), uma missão de 20 empresários e funcionários dos Ministérios das Relações Exteriores e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, iniciam uma série de negociações que poderão ampliar o comércio do Brasil com Cingapura, Malásia e Tailândia.
De acordo com o departamento de Promoção Comercial do Itamaraty, esta é a primeira visita comercial aos três países desde 1998. A estratégia incluirá visitas a portos, grandes empresas da região e promoção de feiras e seminários nas capitais de cada um dos três países. Cerca de 200 empresários asiáticos discutirão com a delegação brasileira as possibilidades de negócios em setores do agronegócio, energia e eletro-eletrônicos.
O conselheiro Carlos Alfredo Teixeira, do Departamento de Promoção Comercial do Itamaraty, informou que o foco das negociações estará na atração de investimentos de risco. A missão é liderada pelo embaixador Mário Vilalva e deverá retornar ao Brasil no dia 11.