Governo mapeia rotas de tráfico de seres humanos

13/11/2002 - 17h10

Brasília, 13/11/2002 (Agência Brasil - ABr) - O Secretário de Direitos Humanos, do Ministério da Justiça, Paulo Sérgio Pinheiro, afirmou hoje, durante reunião do Programa Global de Prevenção e Combate ao Tráfico de Seres Humanos, que o governo federal já identificou as rotas de tráfico e os principais aliciadores que agem com agentes de exploração da atividade sexual de mulheres e adolescentes e também de outros brasileiros para o trabalho escravo no exterior. "Hoje o governo federal tem um mapeamento completo da situação", disse.

Paulo Sérgio informou ainda que o compromisso principal do governo brasileiro é o de enfrentar o tráfico de seres humanos como uma questão de defesa dos direitos humanos, e que o país está na vanguarda, no cenário internacional, no combate a esse tipo de crime.

Ele ressaltou ainda que a participação e a solidariedade de governos de paises europeus, que são principais destinos de tráfico de seres humanos provenientes do Brasil é essencial, não só como co-responsáveis mas também como contribuintes para repasses de recursos para manutenção do programa.