one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Pelo menos 10% dos paulistas portadores do vírus HIV não sabem que têm a doença, estima a Secretaria da Saúde do estado

Imagem:

Compartilhar:

Secretaria de Saúde do Rio promove mutirão de teste rápido para HIV

Criado em 07/12/12 13h16 e atualizado em 07/12/12 13h40
Por Agência Brasil Edição:Lílian Beraldo

Rio de Janeiro - A Secretaria de Estado de Saúde promoveu hoje (7) o segundo dia do mutirão de testagem gratuita de Aids na Cinelândia, no centro do Rio. A iniciativa tem como objetivo estimular o diagnóstico e o tratamento precoce da doença. Para atender à população, foi montada uma tenda no local, em que uma equipe formada por voluntários e funcionários da secretaria esclarecem dúvidas, distribuem panfletos explicativos e preservativos.

A ação é parte da campanha anual “Fique Sabendo”, realizada pelo Ministério da Saúde para marcar o Dia Mundial de Luta contra a Aids, lembrado em 1º de dezembro. Ontem (6), primeiro dia de evento, foram realizados 262 exames. Segundo a gerente de DST/Aids, Sangue e Hemoderivados da secretaria, Denise Pires, a expectativa é que hoje (7) o número de testes aumente, devido a uma maior divulgação do evento.

Leia também

Pesquisa revela que pessoas com algum transtorno mental são mais vulneráveis ao sexo sem proteção

Dez perguntas sobre aids e DSTs

Produção nacional de medicamento para tratamento da aids começará em 2015

Segundo Denise, a “campanha faz parte de um esforço nacional de facilitar o diagnóstico precoce do HIV, dando visibilidade ao teste. Quanto antes a pessoa souber que está contaminada, maiores são as chances de viver bem, apesar da doença”, disse a gerente.

Para realizar a testagem, a pessoa deve se cadastrar, retirar uma senha e assistir a uma palestra sobre as formas de transmissão da Aids. Na palestra, ela é informada que, para aqueles que se expuseram a situações de risco até três meses antes do exame, o resultado pode ser negativo, apesar de estarem infectados com o vírus, devido a um fenômeno denominado “janela imunológica”. O teste é realizado logo após a palestra e fica pronto em 30 minutos. O resultado é entregue individualmente por um profissional de saúde.  

De acordo com dados do Ministério da Saúde, cerca de 530 mil pessoas tem o vírus do HIV no Brasil. Muitos ainda ignoram a situação.

A secretaria informou ainda que entre os anos de 1982 e 2012, foram notificados 90.461 casos de Aids no estado. Em 2011, o Rio de Janeiro apresentou taxa de 32 casos a cada 100 mil habitantes. Entre os anos de 1984 e 2006, a mortalidade pela doença apresentou queda, saindo de 11,4 óbitos para 9,9 por 100 mil habitantes. Porém, a partir de 2007, ocorreu uma ligeira tendência de aumento, atingindo dez óbitos a cada 100 mil habitantes. Em 2009, foram registrados 11 óbitos por 100 mil habitantes.

 

Edição: Lílian Beraldo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário