one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Eucaliptos

Imagem:

Compartilhar:

Produção de madeira para setor de papel e celulose cresce quase 9% em 2011, diz IBGE

Criado em 06/12/12 10h27 e atualizado em 06/12/12 11h20
Por Nielmar de Oliveira Edição:Lílian Beraldo Fonte:Agência Brasil

Tronco de Árvore
Anéis de crescimento da árvore (Landahlauts/CC)

Rio de Janeiro - A produção de madeira em tora destinada ao setor de papel e celulose chegou a 75,88 milhões de toneladas, no ano passado – uma expansão de 8,7% em relação a 2010. Os dados fazem parte da pesquisa Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura 2011, divulgados hoje (6), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo a pesquisa, a indústria brasileira de celulose e papel é mundialmente competitiva e é uma das principais fabricantes mundiais. “A nossa indústria destaca-se como grande produtora de papel, abastecendo os mercados com expressivos volumes, principalmente para embalagens, papéis para imprimir e escrever e papel-cartão”, diz a pesquisa.

O principal estado produtor é São Paulo, com 18,93 milhões de metros cúbicos de celulose e papel; seguido da Bahia, com 17,18 milhões de metros cúbicos; Santa Catarina, 10,39 milhões de metros cúbicos; Paraná, com 9,67 milhões de metros cúbicos e Minas Gerais, com 6,18 milhões de metros cúbicos.

No ranking dos 20 maiores municípios produtores, Caravelas, na Bahia, foi o que apresentou o maior resultado em 2011, com 3,71 milhões de metros cúbicos. Dos municípios de Mato Grosso do Sul, que figuram entre os maiores produtores, Brasilândia é o destaque com 2,4 milhões de metros cúbicos.

A necessidade de suprir a demanda das siderúrgicas e de vários setores que utilizam o carvão vegetal como fonte energética provocou um aumento na produção proveniente da silvicultura (florestas plantadas).

Em 2011, o crescimento da produção do carvão vegetal proveniente da silvicultura chegou a 19,7% em relação a 2010, totalizando 4,12 milhões de toneladas. O principal estado produtor é Minas Gerais (3,35 milhões de toneladas), que corresponde a 81% da produção nacional, seguido pelos estados do Maranhão (353,15 mil toneladas) e da Bahia (161,05 mil toneladas). O maior município produtor é João Pinheiro, em Minas Gerais.

 

Edição: Lílian Beraldo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário