one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Madeira para produção de carvão vegetal em carvoaria.

Imagem:

Compartilhar:

Oito estados respondem por 95% da produção de carvão vegetal no país

Criado em 06/12/12 10h27 e atualizado em 06/12/12 11h30
Por Nielmar de Oliveira Edição:Juliana Andrade Fonte:Agência Brasil

Carvão Vegetal
Madeira para produção de carvão vegetal em carvoaria. (Paulo rsmenezes / Creative Commons)

Rio de Janeiro - A pesquisa Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura 2011, divulgada hoje (6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indica que oito estados brasileiros responderam por 1,35 milhão de toneladas de todo o carvão do extrativismo mineral produzido no país no ano passado. O volume equivale a 95% da produção total.

O estado de Mato Grosso do Sul foi o principal produtor, com 359,3 mil toneladas, seguido do Maranhão, com 339,7 mil toneladas, de Minas Gerais, com 156,5 mil toneladas, e do Piauí, com 137,7 mil toneladas. Os outros quatro estados são a Bahia (115,3 mil toneladas), o Pará (73,5 mil toneladas), Goiás (52,04 mil toneladas) e Mato Grosso (51,3 mil toneladas).

Leia também:

Brasil registra queda na produção madeireira extrativista
Produção de madeira para setor de papel e celulose cresce quase 9% em 2011, diz IBGE

Entre os municípios, o principal produtor de carvão da extração vegetal é Grajaú, no Maranhão, com 85,4 mil toneladas. Também estão no ranking dos 20 maiores municípios produtores as cidades maranhenses Parnarama, Barra do Corda e Centro Novo do Maranhão.

Também fazem parte do ranking Ribas do Rio Pardo, Aquidauana, Campo Grande, Água Clara, Porto Murtinho, Três Lagoas, Santa Rita do Pardo e Coxim, em Mato Grosso do Sul; Baianópolis, Riachão das Neves e Santa Rita de Cássia, na Bahia; João Pinheiro e Pompeu, em Minas Gerais; Regeneração, no Piauí; Itupiranga, no Pará; e General Carneiro, no Paraná. Juntos, eles respondem por 35,5% do total nacional.
 

Edição: Juliana Andrade

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário