one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Audiência pública da Comissão Parlamentar de Inquérito do Tráfico de Pessoas no Brasil discute as denúncias de adoções ilegais.

Imagem:

Compartilhar:

Modelo contratada para fotos era obrigada a participar de festas na Índia

Criado em 04/12/12 14h05 e atualizado em 04/12/12 14h51
Por Karine Melo Edição:Beto Coura Fonte:Agência Brasil

Tráfico de Pessoas
Audiência pública da Comissão Parlamentar de Inquérito do Tráfico de Pessoas. (Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil)

Brasília - A modelo paulista Monique Menezes, de 22 anos, contou  nesta terça-feira (4), em depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Tráfico de Pessoas, que foi vítima de maus-tratos e assédio sexual em Nova Deli, na Índia, onde trabalhou de dezembro de 2011 a fevereiro deste ano.

Atraída pelo sonho de comprar uma casa e ganhar dinheiro com uma carreira internacional, ela foi para a Índia contratada para fazer fotos e desfiles, mas era obrigada por uma francesa conhecida como Sabrina a trabalhar em festas noturnas onde havia assédio por parte de indianos. Sabrina era a agenciadora de modelos na Índia e dona da casa onde Monique ficou hospedada.

Segundo ela, a agência de modelos de Júnior Pelicano, sediada em São Paulo, que a contratou, ofereceu salário de US$ 2.100 por mês, mas pagava US$ 160, valor insuficiente para comprar comida. A modelo disse que adoeceu com a falta de higiene na casa onde ficou hospedada e que, após um mês na Índia, pediu ajuda ao consulado brasileiro em Nova Deli, que pagou a passagem de volta ao Brasil.

Uma cópia do contrato feito entre a modelo e a agência foi solicitada pela Comissão para avaliar a possível convocação do olheiro Júnior Pelicano para dar explicações sobre a denúncia. “Eu nunca mais vou deixar de analisar um contrato. Eu conheço muitas meninas que sonham em ser modelo e dizem que fariam tudo para conhecer outro país, mas hoje eu sei que nem tudo é glamour”, alertou Monique.

Segundo o presidente da CPI, deputado Arnaldo Jordy (PPS-PA), o agenciamento de modelos configura tráfico de pessoas no momento que as meninas são forçadas a trabalhar em condições sub-humanas para pagar dívidas.

Para investigar denúncias de que os aeroportos de Salvador e Porto Alegre são porta de saída do tráfico de pessoas, a CPI aprovou requerimento do deputado Arnaldo Jordy (PPS-PA) para a realização de diligências e audiências públicas no Rio Grande do Sul e na Bahia. A visita a Porto Alegre foi marcada para próxima quinta-feira (6).

 

Edição Beto Coura

 

 

 

 

 

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário