one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Brasil possui a melhor classificação possível feita por entidades internacionais em relação à doença da vaca louca

Imagem:

Compartilhar:

Laboratório britânico confirma que não houve caso de vaca louca no Brasil

Criado em 07/12/12 13h59 e atualizado em 07/12/12 14h22
Por Pedro Peduzzi Edição:Beto Coura Fonte:Agência Brasil

Vacas
Brasil possui a melhor classificação possível feita por entidades internacionais em relação à doença da vaca louca. (Arquivo ABr)

Brasília – Análise de um laboratório britânico confirmaram que são infundadas as suspeitas de que a morte de uma vaca, em 2010, no município de Sertanópolis (PR), tenha sido em decorrência da doença da vaca louca. Apesar de confirmada a presença da proteína EEB, conhecida por príon, que pode – ou não – causar a vaca louca, o animal paranaense não desenvolveu a doença. O resultado da análise foi anunciado hoje (7) pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

“Nós asseguramos que a vaca não morreu dessa doença. Provavelmente foi pela idade avançada em que ela se encontrava [13 anos]”, disse o diretor do Departamento de Saúde Animal do ministério, Guilherme Marques. “Tudo indica que essa proteína encontrada pelos exames foi causada por uma mutação aleatória, a exemplo do que ocorreu em diversos outros países [Estados Unidos, Canadá, Japão, Portugal e Inglaterra]”, acrescentou.

Identificada na década de 1980 na Inglaterra, a vaca louca é neurodegenerativa. A doença se espalhou pelo país após o uso de ração para gado produzida a partir de bovinos que portavam a proteína. Mas, segundo os técnicos do ministério, em muitos casos a presença da proteína príon não resulta na doença, passando o caso a ser identificado como “não clássico”.

O Brasil possui a melhor classificação possível feita por entidades internacionais, em relação à doença da vaca louca: “país de risco insignificante”. Como a possibilidade de ocorrências de mutação da proteína existe, e de forma aleatória, nenhum país é considerado livre da doença.

“O Brasil seguiu, de imediato, todos os procedimentos preventivos, acionando o serviço oficial [autoridades de saúde animal], e no dia seguinte [ao óbito] chegamos ao local. O animal foi enterrado sem entrar na cadeia alimentar. Isso tudo mostra a importância dos procedimentos e das medidas de mitigação”, explicou Guilherme Marques.

Segundo ele, todos os protocolos internacionais foram seguidos: investigações internas [exames clínicos e epidemiológicos em campo, exames em níveis estadual e federal, no próprio país]; e envio a laboratórios internacionais, nos casos em que pairem dúvidas. Como foram obtidos resultados divergentes (positivos e negativos) relativos à presença da proteína, o Brasil encaminhou para análise do laboratório considerado o melhor equipado para a identificação da doença, o Animal Health and Veterinary laboratories Agency, na Inglaterra.

O secretário de Defesa Agropecuária, Ênio Marques, disse que o país está preparado para questionar quaisquer tipos de restrição à carne brasileira. “Nosso sistema é de criação em pasto. As regras internacionais são claras. Não temos a doença e, como tal, se algum país criar alguma restrição, vamos usar os canais corretos para dar explicações e, depois, usando o acordo sobre aplicação de medidas sanitárias de Genebra, fazer as reclamações e se for o caso, levar a um painel”, disse.

“As garantias e certificações continuam as mesmas. Evidentemente pode acontecer de algum país, numa reação mais precipitada gerar algum tipo momentâneo de restrição, mas vamos dar as explicações necessárias a isso”, completou.

 

Edição Beto Coura

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário