one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Oscar Niememyer, 1907-2012

Imagem:

Compartilhar:

Instituto João Goulart quer construir último projeto de Oscar Niemeyer para Brasília até 2014

Criado em 15/12/12 11h23 e atualizado em 15/12/12 11h49
Por Gabriel Palma Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

Brasília - O Instituto João Goulart quer construir, até 2014, a última obra de Oscar Niemeyer para Brasília – o Memorial a Jango. A empreitada, orçada em R$ 15 milhões, tem patrocínio da Petrobras e Eletrobras e apoio da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, além da cooperação da Secretaria de Cultura do DF. O memorial deve ser construído no Eixo Monumental, entre a Catedral Militar Rainha da Paz e o Memorial Juscelino Kubitschek.

Segundo a Secretaria de Cultura, o texto para a audiência do instituto com o governador do DF, Agnelo Queiroz, já foi concluído. Deve ser assinado um termo de cooperação com o governo distrital para formalizar a cessão de uso do terreno ao instituto.

Leia também:

Niemeyer recebe homenagem no dia em que completaria 105 anos

Conheça a vida e obra de Niemeyer

Niemeyer, que morreu no último dia 5, havia se manifestado sobre a importância da obra, ressaltando que procurou ser explícito sobre o afastamento do ex-presidente – último eleito antes dos governos militares.

“Quem conhece a história de João Goulart, sabe como ele foi violentamente afastado do cargo com o golpe militar de 1964, que durante 20 anos pesou sobre o nosso país. E isso eu procurei marcar na minha arquitetura, da forma mais clara, com uma grande flecha vermelha a atingir a cúpula projetada", disse na ocasião. No projeto, a seta tem a inscrição do ano de 1964, em alusão ao ano do golpe.

O Instituto João Goulart, com sede no Rio de Janeiro, reúne o acervo referente ao ex-presidente. “Criamos o instituto e o memorial para contar às novas gerações a história da queda da democracia brasileira e do estadista João Goulart, contando porque, quando e como os americanos o depuseram”, disse João Vicente Goulart, filho de Jango e presidente do instituto.

João Vicente busca concluir as obras da edificação com 1.760 metros quadrados até 2014 para que os brasileiros “não só vejam a Copa do Mundo, mas reflitam sobre o que ocorreu no país há 50 anos: o golpe de Estado que encerrou o governo de Jango e iniciou a ditadura militar”. Segundo o presidente, o memorial será interativo, com um banco de dados de imagens e depoimentos.

Veja imagens das principais obras do arquiteto:

Edição: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário